segunda-feira, maio 18, 2009

Cascais Mesh

Boas, pessoal... passei este fim de semana no Cascais Mesh... e embora com 35 anos de vergonha, tenho que dizer que foi a primeira vez que fui a um "festival", e mais, a primeira vez que fui ver reggae ao vivo. Foi muito interessante ver as várias interpretações de reggae, desde o roots, ao dub, ao mais hip hop, mas de facto o ponto alto da noite, foi mesmo Kymani Marley.

Quer dizer, eu fiquei um bocadinho desapontado, não porque ele cante mal... aliás, todo o clã Marley canta mal a meu ver que canto tão bem quanto uma cana rachada, mas acima de tudo sabem usar a voz de maneira proveitosa e carismática... bem se calhar é isso que se chama cantar... lol.
Mas estava eu a dizer que tinha ficado desapontado... É que estava à espera de ter mais material de Kymani e menos de Bob, e embora ele tenha cantado umas 3 músicas dele, passou a noite toda a cantar êxitos como No Woman no cry, I Shot the Sheriff, Waitin in vain, So much trouble (aí nessa ele deu uma swingada muito própria... gostei!), etc...
Quanto aos outros, adorei Israel Vibration, kotas da polio... impressionante, Zion Train como uma aproximação dub à coisa, foi muito giro e educativo. Infelizmente não vi em nenhum dos dias os tugas... é que a malta tem afro influências e por isso chega sempre atrasado!

Também fui com boa companhia, props para Marta (Breakem all) Bita, Bernardino (The Nina Man), Pedro (não sei rappar) Amador, John (The Pula) Rasta... obrigado por partilharem comigo estes momentos!

quinta-feira, maio 14, 2009

Chimarruts

"(...) Chimarruts é uma banda brasileira de reggae formada em Porto Alegre (RS) no ano de 2000. A idéia de formação de uma banda surgiu primeiramente com o vocalista Rafael Machado e que logo contagiou seus mais próximos amigos: Sander, Rodrigo, Émerson e Diego. Alguns, colegas de classe, outros, vizinhos. Amigos de infância. Mais além, conheceram o atual integrante “Nê”, que também tocava alguns instrumentos. A principio ele entraria na banda tocando bateria, depois a idéia foi de tocar guitarra, mas depois aprendeu a tocar flauta e harmônica e esse foi o caminho escolhido.(...)"
leia o artigo na íntegra na wikipedia.pt


Essa "Galera" tá com um som muito power positivo, confira o vídeo... vale a pena investir!


quinta-feira, maio 07, 2009

Kohndo

Um MC de qualidade brutal... Kohndo, com o seu album de estreia "Deux Pieds Sur Terre" de 2007. Fantástico, não consigo deixar de ouvir. Adoro as linhas de baixo, simples mas eficazes, a repetição hipnótica do beat, e o flow extraordinário de Kohndo... claro que o francês, essa língua de sonoridade maravilhosa ajuda, mas adorei!

quarta-feira, maio 06, 2009

Hoje Amélia

Navegando pela minha amiga Ariana, encontrei esta pedra preciosa, por momentos faz-me lembrar um Gotan Project menos denso e mais pop... acho que é uma aposta fantástica na renovação do nosso acervo musical... se não renovação, pelo menos uma releitura
Chek it out!

Havia um objectivo... Ao início fomos de alguma forma intimidados pelo peso do Fado. As canções que Amália cantou. Era fado. Ela simbolizava o Fado. Mas Hoje, ao olhar atrás, ouvindo os discos, analisando tudo o que a Amália fez “conseguimos” perceber que Amália era muito mais que Fado. Era muito mais que um estilo pontuado e apoiado por duas guitarras e um vestido negro. Amália... O que era para mim Amália... Amália foi a primeira e talvez única artista Pop que Portugal teve. Porque ser Pop é não ter fronteiras. Ser Pop é respirar aquilo que se canta. Hoje consegui perceber que as canções eram obras históricas de cultura pop. Cultura Pop. Amália era a capa dura que cantava. Amália era a voz. Mas atrás das letras, do tom triste e melancólico haviam melodias, harmonias que queriam mais espaço que umas tristes duas guitarras. As canções que Amália cantava tinham cor. O resto era estética. Na sua essência Amália era Pop. E foi assim que decidimos criar os Hoje.

Mais que Fado. Muito mais que Fado. Hoje é um País novo. Hoje é dizer ao mundo que Amália era Pop. Se ninguém ainda tinha pensado nisto... Ao escutar as canções que escreveram para Amália desde logo imaginei texturas pop. Um elogio à canção cantada em Português. Hoje é um marco. Poderá fazer história mas na sua essência as canções sempre estiveram aqui. Hoje é um olhar adulto sobre aquilo que de melhor Amália tinha, cor.
Sei de cor as canções. Elas, as canções, Hoje são vida, esperança e a eterna saudade que hoje se escreve de todas as cores. Se Portugal é só Fado então o Pop é a preto e branco. Hoje Portugal tem vozes que conseguem dizer que Amália era mais que fado.
Amália Hoje é um disco. Reúne três vozes distintas. Fernando Ribeiro dos Moonspell, Paulo Praça de mil e um projectos e Sónia Tavares dos The Gift. São produzidos, idealizados e arranjados por mim que antes de ser dos The Gift sempre fui Português.
Amália Hoje é um disco que sairá em breve. Canções que vivem para alem dos vestidos pretos e das guitarras Portuguesas. Hoje é um grito. Hoje é um dizer basta. Amália é muito mais que fado. Amália é pop e este disco será a prova que Fado é redutor para a voz que brindou o mundo e ainda mais redutor para os compositores que imaginaram as melhores canções pop de sempre da história da música portuguesa. Hoje é um veiculo pop sem fronteiras nem barreiras, sem concepções nem travões. Hoje é aquilo que quisemos que Amália hoje fosse.

Hoje somos todos aqueles que acham que Portugal é muito mais que aquilo que se mostra. Hoje é história. Hoje somos todos nós.
Nuno Gonçalves

segunda-feira, abril 27, 2009

Hip Hop Tuga

Há muitas histórias que nunca saberei, histórias de bairro, amores e paixões com a banda sonora de um beat. Quando penso em hip hop de portugal, penso também no que terá sido moldar uma direcção, um sentido, ser um pioneiro, ser o primeiro, levar a bandeira, dar à luz e trazer ao mundo... Acho que o criar, seja uma vida, uma canção, uma obra, é uma das coisas mais sublimes que enquanto seres humanos podemos fazer. A nossa imortalidade não jaz nos anos que povoamos esta plataforma, mas sim naquilo que impactamos, seja para o bem, seja para o mal, porque aqui recolho a Neale D Walsh... "(...) Se Deus é o alvo, então é impossível falhar!". Tudo está no seu plano!

Dos poucos que conheço poderia deixar aqui alguns dos meus preferidos: NBC, Sam the kid, Boss AC, Dj Nelassassin, Dj Bomberjack, Black Mastah, Melo-D, Philharmonic Weed... tantos, novos e velhos.

No entanto Royalistick fala de maneira exímia em todos os pioneiros do underground, que sustentaram um estilo que hoje é transversal a todos os extractos sociais...


Sempre a aprender

Sempre a aprender, às vezes, estar simplesmente a cruzar o youtube e a ouvir as "dicas" e músicas de outros, traz-me muito... vejam este grupo, esta música não é nova, mas é B R U T A L!!!!



Depois de ouvirem esta keta, vão ficar viciados neste som!

Kassule

Kassule, o filho mais novo... esta música foi feita, enquanto falava e tentava impressionar o meu maninho pequenino (está quase a fazer 19 anos), ele não achou muita piada, até porque não é do género de se manifestar por aí além. Eu gosto mesmo do meu puto, do meu ndenge, do meu kassula!

Durante anos estiveste debaixo da minha asa, agora voas sozinho e já não olhas para trás, apenas para a frente, e isso é bom... ainda tremo quando te vejo voar para longe, mas cada vez que voltas vens mais forte.


<a href="http://rasbhenda.bandcamp.com/track/kassule">Kassule by Ras.Bhenda</a>



Kassulinha...
tenho muito orgulho em ti!

domingo, abril 26, 2009

Maturar

É engraçado o que a perspectiva pode fazer por nós, se de facto não tenho pensado na minha "carreira" musical como algo com efectivas perspectivas, já que o meu som é um bocado repetivo... acabo por perceber que olhar para as faixas dias ou semanas depois de as ter feito, me permite um olhar crítico diferente, consigo ver realmente a qualidade das músicas com alguma isenção... é que depois de passar uma tarde a trabalhar um tema, é perfeitamente normal que ele te pareça repetitivo e vulgar, porque de facto o teu ouvido se viciou... mas passados alguns dias, o fresquinho da coisa pode ser melhor visto, analisado, ampliado...

Como tudo na vida, as coisas precisam maturar, "roma e pavia não se fizeram num dia!". Assim o é com a música...

sábado, abril 18, 2009

Konfusão na coraçon!

Blessings...

Mais uma faixa produzida para o Keep it up album, desta vez o beat veio-me enquanto eu estava a preparar para tomar banho, sabem aquela altura em que estamos completamente absortos em nada de especial e começamos a trautear um beat ou uma música qualquer?... Pois, foi assim que esta surgiu, deixo-vos com o proto-projecto, não sei se vou fazer mais produção nele, juntar um baixo ou mais efeitos para durante o verso o percurso não ser tão aborrecido, mas para já queria partilhar este beat.


<a href="http://rasbhenda.bandcamp.com/track/konfusion">Konfusion by Ras.Bhenda</a>



nota: tenho que fazer um post sobre o meu processo musical...
have fun!

sexta-feira, abril 17, 2009

quarta-feira, abril 15, 2009

Final de férias

Pois é, estou no fim das férias... não foi muito tempo, apenas 5 dias para estar comigo próprio... claro está que quando tentamos algo deste género, acontece sempre qq coisa para complicar, e se eu queria 5 dias descansados, então foram tudo menos isso, mudaram mais coisas na minha vida nos últimos 4 dias, que nos últimos 4 anos!

Mas toda esta reviravolta na minha vida, trouxe também mais inspiração, porque apesar de tudo tive mais tempo para me concentrar no meu processo criativo, estas duas músicas, a Rest (http://rasbhenda.bandcamp.com/track/rest) e a Herbie (http://rasbhenda.bandcamp.com/track/herbie) são das melhores coisas que tenho feito, e meus amigos é material de produção a sério!

divirtam-se...

terça-feira, abril 14, 2009

Herbie... making of!

Herbie, começa com uma pesquisa no youtube sobre 70s jazz, e acabo por descobrir um "dread" que nos seus vídeos põe discos a tocar, e neste caso estav a tocar o disco de Herbie Hancock - Secrets de 1976. Lá pelo minuto 3:05 samplei o início de uma música, limei-o com o wavossaur, depois passei-o pelo recycle e brinquei com ele no Dr. Rex (Reason).

O resto é história e aqui está o resultado dessa tarde bem passada!
<a href="http://rasbhenda.bandcamp.com/track/herbie">Herbie by Ras.Bhenda</a>

divirtam-se e bons sons!

Cool video... 'nuff respect!

For all those who like the beat producing game, check out vinroc. We have here a cool collage of video and sound... amazing video...



have fun!

Rest...

Boas, sei que tenho estado ausente, mas acho que tem valido a pena... vejam só a minha nova música! Rest...

<a href="http://rasbhenda.bandcamp.com/track/rest">Rest by Ras.Bhenda</a>


curtam...

sábado, março 21, 2009

New Video by Rasbhenda

Boas... cursiosamente esqueci-me de divulgar um video que postei na net em inglês, que é uma experiência em por em registo vídeo o meu processo de produção musical. Dêem uma olhada para ver o que acham, comentem à vontade!


lol

sexta-feira, março 20, 2009

CC Mixter

Há muito tempo (Março de 2008) que era utente do CC Mixter, um site que usa a revolucionária Creative Commons. Isto quer dizer que as ferramentas disponíveis estão gratuitas e podemos remixar e reenviar, etc..

Ainda não é hoje que vou filosofar sobre isto, mas um dia tenho que me debruçar e falar sobre o lindo que é estar a contribuir para uma comunidade comum em que crescemos juntos a fazer o que gostamos!

Visitem, divulguem, e usem!
http://ccmixter.org

http://ccmixter.org/people/rasbhenda

quinta-feira, março 12, 2009

Kutiman - Samples and Sounds

Bem, aquilo que tenho para vos mostrar, não é "nada de especial", a não ser alguém que teve uma bela e original ideia (nem que seja por aplicar uma ideia velha a um meio novo!) e a produziu com zelo. Acho que é isso que distingue este trabalho dos outros que por aí andam, é que se nota que isto foi feito com cabeça, tempo e precisão, e não umas cenas postas juntas para dar um ar carolas e engraçado!

Resumindo, alguém criou um album inteiramente de video samples, e manipulação de video samples do youtube de pessoas que nada tinham a ver e que nem sequer pensavam que haveriam de ir parar ao "colo" do Kutiman.

A produção é "flawless" dedicada e interessante, e variante em estilos, provando que não é apenas uma fórmula que se repete.

Aconselho vivamente!
http://thru-you.com/#/videos/

Para terem uma ideia do que estou a falar... aqui vai!!!


have fun, curtam...

quarta-feira, março 11, 2009

Depois de algum tempo!

Oh Meu Deus!...

Pois é, estamos a produzir música pela noite dentro, estamos a mil à hora, ideias, pensamentos, emoções, tudo está misturado. Parece que sentes a música de tal maneira que não te consegues separar dela. Ao mesmo tempo a ausência de sono, faz com que o teu corpo queira adormecer a cada momento, seja quando fazes a mistura, seja quando analisas uma passagem.

Mas no final da noite, quando o sol começa a acordar e a enviar as suas luzes, sentes que o trabalho chegou ao fim, e que mais uma peça de um puzzle de amor está pronto... até que no dia seguinte ouves o que fizeste!

Caramba, parece que a música não segue um ritmo normal, não efectua crescendo, tem 2 partes de clímax sobrepostas, criando acima de tudo confusão, não tem estrutura e é pequena, os sons são repetitivos e não apresenta muito de diferente do que tenho feito até aqui!

Pois é, não é que eu não goste da música, eu gosto de todos os meus bebés, mas se calhar é mesmo um desperdício ficar até de madrugada a tentar compor, porque no dia seguinte não está nada como pensaste que estava a correr.

the been said!

Músicas Novas

Depois de um espaço sem criatividade, parece que estou a voltar à actividade. Até agora produzi mais duas faixas, simples, sem grandes ideias, mas que me vão dando a prática e a experimentação necessária de coisas diferentes. De facto acho que esse pode bem ser um dos meus objectivos para este álbum, aperfeiçoar a minha sonoridade...

domingo, março 08, 2009

Keep it up!

Este é nome do meu próximo album, de certa maneira o Sinuvial já acabou, porque fui acometido de uma crise de ispiração que não me saía... Acho que estou a tentar fazer muita coisa, mas demasiado depressa, e por isso as coisas não se movem como eu gostaria. De facto que diferença existem nos meus albums? Aco que é mais qualquer coisa como um sentido próprio, e enfim o estado de espírito.

A primeira música do album é a introdução à saída daquele lugar escuro e distante em que nos encontramos, em procurar a luz ao fundo do túnel.

sexta-feira, março 06, 2009

Entraves, obstáculos, fossos..

Aqui o mano tem 3 placas de som, uma onboard (AC97), outra PCI (Soundblaster Audigy SE) e outra USB outboard (Novation Nio 24).

Eu acabei por desligar via BIOS a onboard e usar a Novation para produção musical, permitindo-me baixas latencias e libertar a capacidade de processamento do PC para correr outras coisas, ao mesmo tempo que uso a PCI para ver filmes, ouvir música, etc... Até tenho uma mesa de mistura onde decido e misturo os sons!!

A única coisa que me faltava (para o Skype) era ter daqueles pequenos microfones para falar com os amigos, e como isso é coisa pouca, decidi comprar um deles nos "chineses", porque eles têm tudo.

Só que eu esqueci-me que tenho o Windows Vista, e assim que liguei o micro, ele desligou-me a placa de som PCI (não me perguntem porquê!), tive que ligar a Onboard, mas mesmo assim não funcionava... depois de várias horas a tentar desisti... no dia seguinte a PCI voltou a ser reconhecida pelo sistema, mas agora dá sinal que está a funcionar, as barras mexem-se e tudo mas... não dá som nenhum... vá-se lá saber!!

segunda-feira, março 02, 2009

O que é que eu toco?...

Eu sei que o principal é fazer música, mas há quem me diga que tenho um ascendente Virgem, que me faz aproximar as coisas com preciosismos e categorizações... assim, pergunto-me a mim mesmo se o que faço é lounge, downtempo, chill-out, ambient hip hop, abstract hip hop, etc....

Existem tantas etiquetas que não sei qual posso colar nas minhas coisas. Se o tentar descrever de maneira mais longa poderia dizer que sinto que tenho uma grande influência do hip hop, rnb e soul, ou seja música "negra". No entanto também quero reflectir as influências que marcaram a minha vida, ou seja o pop, a música tradicional portuguesa, e outras que mais.

O meio que uso para me expressar através da música, é muito electronicamente, e por isso também me pergunto se é electrónica...

Acho que ainda não me encontrei, e em vez de procurar ampliar aquilo que sou acaba por parecer que estou a constringir-me e a dizer o que é que sou, e ao mesmo tempo, o que é que não sou e o que não posso fazer... bem, dito assim não faz muito sentido pois não?

Tentar encontrar um meio termo... Vou descobrir não aquilo que eu faço, mas sim aquilo que ouço, aquilo que gosto, e depois logo se vê... que tal?

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Beat Making Video for YouTube!

Estou a tentar fazer um beat making video para o youtube... acho que vai precisar de muita montagem, porque eu queria que tivesse 4 minutos e neste momento tem 30!!!

LOL, vamos ver o que consigo fazer!

Upgrading

O que se passa de novo no meu mundo!

Comprei
---------
-> 1 Saco para baixo (loja Maestro)
-> 1 Correia Amarela (loja Maestro)
-> 1 Straplock para a correia (loja Maestro)

Outras coisas
---------
-> Instalei uma placa de vídeo (vejam o Vídeo a bumbar) que me permite finalmente ter a resolução a 1440x900, e ainda por cima ter 2 monitores a funcionar, amplificando o meu desktop!
-> Acrescentei uma prateleira, para poder elevar os monitores e ampliar o meu espaço de trabalho
-> Pús o rato sem fios a trabalhar (Acho que a actualização da BIOS funcionou)
-> Troquei a disposição dos controladores (MPD 24 <=> do O2)

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Construir um Home Studio

Construir um home studio, é quase tão emocionante como produzir música. Porquê? Acho que o nosso estúdio é o nosso pequeno mundo, onde somos um pouco Deus, e onde podemos ditar as regras, onde podemos fazer o que nos apetece, sem termos niguém com quem articular, tudo depende de nós, e por isso ganhar ou perder está nas nossas mãos.
Ao mesmo tempo é a nossa casa, o espaço onde nos recolhemos, e se tudo corre bem, gostamos de o ter limpo, arrumado, potente, etc... para alguns será o carro que comprou, a mota, o pc todo artilhado, a casa, enfim, aquela pérola de orgulho que queremos que é um espelho de nós!
Acrescentar às vezes apenas uma nova cablagem, resolver um probolema do rato sem fios, enfim pequenas coisas dão-nos um gozo tremendo e cada vez mais o estúdio cresce e se desenvolve...
mas é importante não esquecer que ele existe por uma razão, e por uma razão apenas, fazer música, e se a maior parte do tempo o passo a "tweakar" o estúdio, então algo está mal (ou então tenho queda para engenheiro de som e não de produtor musical! Lol!).

Ras.Bhenda Home Studio's

Já estão online, os primeiros vídeos de Ras.Bhenda!
Centrados principalmente a mostrar um bocadinho do meu espaço!
Have Fun!


Ras.Bhenda Home Studio 2
http://www.youtube.com/watch?v=0ueg7xeCzoE

Ras.Bhenda Home Studio 1
http://www.youtube.com/watch?v=-o_OEvi7WT4

O Maestro

OK, este fim de semana fui para o Algarve, e como precisava urgentemente de um saco para o Gunga, passei pela loja "O Maestro" no Forum Almada...

OK, eram só 5 minutos, entrar, comprar saco, pagar e saír... Pois é, mas o que eu não contava era com um par de músicos por trás do balcão que mostraram genuíno interesse na música que eu fazia, assim como iam conversando comigo sobre o mundo da música, ferramentas, técnicas, instrumentos, sentimentos, etc... Como diria um colega meu, para eles só tenho estas 4 palavras...

Im Pe Cá Vel

Acho que só faltou o cafezinho para ser uma amena conversa de amigos!

Bem haja para vocês

http://www.omaestro.pt

domingo, fevereiro 08, 2009

Dj Premier

Não há dúvida que aprendemos muito a ouvir os outros, e por isso vou-vos indicar um dos meus produtores preferidos... eu sei que não é muito original, afinal de contas, é simplesmente um dos melhores do mundo, mas acho mesmo que o DJ Premier tem algo de fantástico.

Estive a escutar o material dele, e tenho uma teoria que vou tentar implementar, de facto os beats dele não são muito elaborados, mas têm sempre a mesma batida e depois existe uma frase que lhe podia chamar "clifhanger" porque parece sempre que fica pendurada a pedir resolução. Vejam este exemplo





"Take the same beat and loopit, why not that other group did!"

De facto o Preemo não faz isso, mas parece, ele vai introduzindo pequenos skits, frases, scratchs o longo da música, e no final de cada frase alivia um bocadinho este "cliffhanger"... fenomenal.
Curtam!

sábado, janeiro 31, 2009

Escalas Menores (II)

Bem, eu sou um bocado complicado e duro de aprender as coisas, por isso andei andei e nunca me preocupei até agora em aprender escalas a sério, por isso aqui vou, apesar de já ter decorado a forma da escala maior, há mais algumas que seria interessante dominar, mas se quiserem saber mais procurem nesta página, em que me parece que as coisas estão bastante bem explicadas!

http://www.cyberfretbass.com/scales/basic/index.php

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Escalas Menores

Estou num branco criativo, sinto maior poder de composição, especialmente quando componho à volta de escalas... nas minhas últimas tenho usado escalas menores, o que lhe dá um sentimento muito mais perto daquilo que acabo por fazer, um hip hop por vezes algo depressivo e por isso talvez esteja perto de começar a faze RnB... ou mesmo um assassinato dos Blues... a ver vamos...

domingo, janeiro 25, 2009

Bela Gisela

O meu primo e colega produtor Yuri, baseado no Canadá está a meses de concretizar a sua maior obra... trata-se da Bela Gisela, produzida por Yuri e Elizera, sem dúvida uma das melhores produções de 2009.

<a href="http://rasbhenda.bandcamp.mu/track/bela-gisela-2">Bela Gisela by Ras.Bhenda</a>

sábado, janeiro 24, 2009

Ryan Leslie

OK, para quem está na produção, deixem-me apresentar alguém que é mesmo um artista completo. Este senhor, faz tudo, produz as faixas. toca os instrumentos, gere a label, produz os videos, desenha o merchandising, marketing, etc... A sério, podes ser muito bom numa coisa, podes até nem ser o melhor em tudo... mas dá um gozo do caraças seres capaz de dominar todos os aspectos da tua produção... big up for Ryan Leslie.

I Know What You Like! from Ryan Leslie on Vimeo.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Xôxo

Acrescentei uma nóva música, mas não me sentia muito inspirado, por isso é apenas um interlúdio... ando xôxo.

domingo, janeiro 11, 2009

Baixando


Bem, já há muito tempo que não posto nada aqui, tenho andado a descobrir a joia que é tocar baixo, e dentro em breve voltarei às mesas de produção com um novo swing...


Mas para aqueles que querem saber como é que eu estou a aprender a tocar baixo, aqui vai uma dica, estou a utilizar um daqueles DVD's de autodidatismo... sou completamente a favor de aprender com um profissional, até porque devo estar cheio de vícios, mas de facto neste momento da minha vida a não ser que o professore estivesse disponível entre as 02h00 e as 03h00 da manhã... acho que não consigo conciliar, por isso continua a usar este sistema até me organizar o suficiente para aprender com um prof e outros alunos...

Quem dá as aulas é um tal de Williams, que é bastante claro para quem percebe inglês, e as aulas estão organizadas de maneira a poderes evoluir com calma ao mesmo tempo que vês o DVD.
Dêem uma olhadela, para ver se é o vosso estilo!
jah bless

sexta-feira, janeiro 02, 2009

People Under The Stairs

Oi... bem pessoal entrei em contacto com um grupo que tem umas músicas impecáveis, isto através do site da Last.Fm, de repente estava eu numa onda de A Tribe Called Quest, quando de repente oiço um som nota 10... People Under The Stairs... nem faço ideia quem são, mas fui à procura e descobri um grupo muito underground, mas nada destructive e sim uplifting, malta que curte o som que faz, e curte curtir. Falam de coisas sérias, mas tendo em mente que se não te estás a divertir, então porque?

Chill out relax, and let problems be "(...) Ancient Artifacts"